Nas várias literaturas escritas em língua portuguesa, a experiência da condição colonial faz com que temas semelhantes ocorram em tempos e lugares muito d...
A) As referências à terra, à flor e ao batuque se assemelham a esfera positiva de uma “cor local” angolana, cujo valor é semelhante à exaltação da natureza na primeira fase da poesia romântica brasileira.
B) O tom melancólico do poema é devido à influência de autores brasileiros, notadamente os poetas da geração do mal-do-século, que se recusaram a buscar uma poesia como expressão da brasilidade e investiram na expressão do sentimento individual.
C) O termo “sentidas” refere-se aos africanos trazidos para o cativeiro no Brasil, percebido pelo poeta como uma África que continuou a existir no sentimento do povo negro.
D) As expressões “do antigo e do novo escravo” e “batuque impuro”, remetendo às consequências da experiência da escravidão e à violência do colonizador revelam, como no Brasil, uma poesia de resistência e denúncia.
E) Na construção “imoralidade do ferro e do fogo”, expressa-se uma recusa do progresso e dos benefícios do cativeiro para o povo negro.
{TITLE}