No corpo humano, há dois tipos básicos de fibra muscular estriada esquelética, geneticamente determinadas no organismo: as fibras brancas, ou glicolíticas,...
No corpo humano, há dois tipos básicos de fibra muscular estriada esquelética, geneticamente determinadas no organismo: as fibras brancas, ou glicolíticas, e as fibras vermelhas, ou oxidativas.
O quadro abaixo demonstra estas diferenciações:
Suponha que um clube de atletismo esteja em busca de atletas para provas de 50 metros de corrida e também de maratonistas. Deverão ser selecionados para cada modalidade, respectivamente, atletas que apresentam:
A) fibras vermelhas e fibras brancas, embora ambas tenham potência inicial e ação duradoura, com grande consumo de oxigênio no início e fermentação no final do processo.
B) fibras vermelhas e fibras brancas, haja vista que as brancas, menos potentes, facilitam o início de uma corrida curta e as vermelhas mantêm a contração por longos períodos.
C) fibras vermelhas e fibras brancas, haja vista que em corridas curtas a liberação de energia se dá pela via glicolítica e, nas longas, pelo consumo de oxigênio.
D) fibras brancas e fibras vermelhas, haja vista que em corridas curtas a liberação de energia se dá pela via glicolítica e nas longas, pelo consumo de oxigênio.
E) fibras brancas e fibras vermelhas, haja vista que em corridas curtas a liberação de energia se dá pela via glicolítica e, nas longas, pela fermentação.
{TITLE}