No início de setembro de 2018, os jornais do Brasil e do exterior divulgaram, com consternação, um incêndio de grandes proporções que destruiu parte sign...
No início de setembro de 2018, os jornais do Brasil e do exterior divulgaram, com consternação, um incêndio de grandes proporções que destruiu parte significativa do Museu Nacional do Rio de Janeiro e de seu acervo. O local abrigava um acervo com milhões de itens, dentre os quais fósseis, múmias, registros linguísticos e livros raros, sendo, assim, uma perda irreparável para o patrimônio e memória nacionais.
A) Não existem disputas ou conflitos nos processos de musealização e patrimonialização de bens culturais.
B) O conceito de patrimônio contempla uma grande variedade de expressões culturais e é constituído por patrimônio histórico, material, artístico e imaterial.
C) Para ser preservado como patrimônio, um bem cultural deve advir de manifestações nacionais e representar a totalidade de um país, sendo assim descartadas quaisquer formas de manifestações regionais.
D) Elementos de cultura popular, mesmo se considerados patrimônios imateriais, não estão sob a salvaguarda do Estado brasileiro.
E) A preservação do patrimônio histórico é responsabilidade única e exclusiva do Estado.
{TITLE}