O descaso com a área ambiental tem sido a regra no Brasil....

O descaso com a área ambiental tem sido a regra no Brasil. [...] A destruição da Mata Atlântica, bioma do qual resta menos de 12%, é um lembrete e uma pro...

UniCEUB - Conhecimentos Gerais - 2019 - Vestibular de Medicina

O descaso com a área ambiental tem sido a regra no Brasil. [...] A destruição da Mata Atlântica, bioma do qual resta menos de 12%, é um lembrete e uma prova para quem duvida da finitude do que parece infinito. Ainda assim, o país construiu um importante conjunto de áreas protegidas, somando mais de 2,3 mil unidades de conservação, que abrangem quase 30% do território continental. (Nurit Bensusan. “A arquitetura da destruição: versão tropical”. Le monde diplomatique Brasil, julho de 2019.)
O excerto faz duas afirmações, que podem ser explicadas

A) pela destruição da cobertura vegetal pelos colonizadores na luta contra os indígenas e pela abertura de portos de exportação distantes das matas.

B) pela instalação do complexo aparelho estatal brasileiro e pelas extrações sustentáveis de recursos minerais.

C) pelo aproveitamento de madeiras apropriadas para a construção de caravelas e pela ampla presença de comunidades nativas em grandes espaços geográficos.

D) pelo processo historicamente concentrado de urbanização e pelas regulamentações governamentais de explorações econômicas.

E) pelo emprego secular da coivara pelas sociedades indígenas e pelo efeito regenerador das brisas marítimas sobre as matas.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.