O esquema abaixo representa os tipos de transporte pela membrana.Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-tipos-celulares-membrana/. Ace...
O esquema abaixo representa os tipos de transporte pela membrana.
Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-tipos-celulares-membrana/. Acesso em 29/09/2017.
Podemos afirmar que no tipo de transporte indicado pelo número
A) 2, moléculas e íons tendem a seguir o seu próprio gradiente e ir em direção à região onde estão menos concentrados. A intensidade do gradiente, temperatura, tamanho do soluto, carga e pressão influenciam nessa taxa de transporte.
B) 1, os transportadores passivos permitem que íons ou moléculas pequenas atravessem uma membrana até o lado onde são menos concentrados. Como exemplo temos a bomba de sódio e potássio.
C) 1, uma proteína bombeia um soluto ao longo de uma membrana, contra seu gradiente de concentração. O transportador deve ser ativado, normalmente por um aporte de energia do ATP. Como exemplo temos transportador de glicose.
D) 2, um soluto se vincula a uma proteína que o libera no lado oposto da membrana. Nenhuma energia é necessária; o movimento líquido de soluto é para abaixo de seu gradiente de concentração.
E) 2, os transportadores ativos bombeiam íons ou moléculas através de membranas para o lado onde são mais concentrados. Exigem entrada de energia como do ATP.
{TITLE}