O Fórum Econômico Mundial de 2018 mostra que, de 2012 a 2...

O Fórum Econômico Mundial de 2018 mostra que, de 2012 a 2016, quase metade dos 103 países analisados tiveram aumento da desigualdade entre ricos e pobres. P...

EBMSP - Geografia - 2018 - Prosef - 2018.2 - Medicina - 1ª Fase

O Fórum Econômico Mundial de 2018 mostra que, de 2012 a 2016, quase metade dos 103 países analisados tiveram aumento da desigualdade entre ricos e pobres. Países como China e Índia, que tiraram muitas pessoas da pobreza, tornaramse sociedades mais desiguais nas últimas décadas. O Brasil, embora seja um dos campeões em desigualdade, foi um dos que conseguiram reduzir a concentração de renda. CAUTI, Carlo. Em defesa da globalização. Exame. São Paulo: Abril, e.1154, n. 2, a. 52, 7 fev. 2018, p.76-83. Adaptado.
Considerando-se essa informação e com base nos conhecimentos sobre a globalização e suas consequências, pode-se afirmar:

A) A redução da concentração de renda no Brasil é decorrente, sobretudo, da expansão do agronegócio nas regiões periféricas do País.

B) O aumento do número de bilionários na China e na Índia é devido a uma maior participação de alguns países emergentes em cadeias globais, antes privilégio dos países centrais.

C) A eliminação do protecionismo nos países centrais justifica a prosperidade de alguns países periféricos.

D) A globalização é excludente pois o único segmento da economia que obteve sucesso foi o da exploração mineral.

E) O surgimento dos movimentos contrários à globalização, na última década, aconteceu em virtude dos países periféricos estarem superando os países centrais, impedindo-os de conquistarem novos mercados.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.