O poder calorífico de alimentos pode ser determinado em um...

O poder calorífico de alimentos pode ser determinado em uma bomba calorimétrica, que consiste em um recipiente de aço inox hermeticamente fechado, no qual a...

UFPR - Química - 2018 - Vestibular - Medicina

O poder calorífico de alimentos pode ser determinado em uma bomba calorimétrica, que consiste em um recipiente de aço inox hermeticamente fechado, no qual a amostra é queimada em presença de oxigênio puro sendo o calor resultante, medido pela variação da temperatura de um banho de água circundante ao recipiente. Devido à espessura e massa do recipiente, o banho de água sofre uma variação de poucos graus, porém no momento da combustão a temperatura interna pode atingir 1200 oC. Na determinação do calor de combustão de uma amostra de glicose (C6H12O6), 1,8 g dessa substância foram colocados em uma bomba calorimétrica e o recipiente (de 1 L de capacidade) foi pressurizado a 30 atm com oxigênio puro (1,23 mols) e a ignição perpetrada.
Considere: O sistema adiabático, uma combustão completa a 1200 oC e que os gases gerados são gases ideais. Dados: R = 0,082 atm.L.K-1 .mol-1 ; Massa Molar (C6H12O6) = 180 g/mol.

A pressão interna do recipiente no momento exato da combustão da amostra é de:

A) 124 atm.

B) 145 atm.

C) 152 atm.

D) 163 atm.

E) 173 atm.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.