O poema “Entre o ser e as coisas” integra o livro Claro...

O poema “Entre o ser e as coisas” integra o livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade: Onda e amor, onde amor, ando indagando ao largo vento e ?...

UFPR - Literatura - 2018 - Vestibular - Medicina

O poema “Entre o ser e as coisas” integra o livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade:

Onda e amor, onde amor, ando indagando ao largo vento e à rocha imperativa, e a tudo me arremesso, nesse quando amanhece frescor de coisa viva.
Às almas, não, as almas vão pairando, e, esquecendo a lição que já se esquiva, tornam amor humor, e vago e brando o que é de natureza corrosiva.
N’água e na pedra amor deixa gravados seus hieróglifos e mensagens, suas verdades mais secretas e mais nuas.
E nem os elementos encantados sabem do amor que os punge e que é, pungindo, uma fogueira a arder no dia findo.

Com base na leitura desse poema e na integridade do livro, assinale a alternativa correta.

A) O livro se divide em oito partes diferentes, cada uma apresentando um tema específico, todos eles com referências explícitas ao período histórico de sua publicação.

B) Esse poema contrasta com os demais do livro, uma vez que é o único soneto e por conter figuras de oposição, inexistentes no livro, como antíteses e paradoxos.

C) A estrutura clássica do soneto contrasta com seu tom satírico, que faz uma crítica direta aos costumes sociais, sobretudo ao modo de vida contemporâneo.

D) O primeiro verso apresenta uma aliteração e um jogo sonoro que promove a semelhança entre os pares de vocábulos, através da permuta de sons.

E) A forma desse poema destoa dos demais presentes no livro, em que predomina o verso livre modernista, bem como o tom jocoso e parodístico.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.