COPESE - UFT - Sociologia - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre - Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Olhe, p. ex., os jogos de tabuleiro com seus variegados parentescos. Passe agora para os jogos de cartas: aqui você encontra muitas correspondências com aquela primeira classe, mas muitos traços comuns desapareceram, outros se apresentam. Se passarmos agora para os jogos de bola, veremos que certas coisas comuns são mantidas, ao passo que muitas se perdem. – Prestam-se todos eles ao ‘entretenimento’? Compare o xadrez com o ludo. Ou há, por toda parte, ganhar e perder, ou uma concorrência dos jogadores? Pense nas paciências. Nos jogos de bola há de ganhar ou perder; mas, se uma criança atira a bola contra a parede e a agarra novamente, neste caso este traço desapareceu. Veja que papel desempenham habilidade e sorte. E quão diferente é habilidade no jogo de xadrez e habilidade no jogo de tênis. Pense agora nas brincadeiras de roda: aqui encontra o elemento do entretenimento, mas quantos outros traços característicos desaparecem!
Fonte: WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005. §66
Na citação acima, dentro do contexto da explicação da noção de “jogos de linguagem”, Wittgenstein apresenta diversos exemplos de jogos para, a partir dos mesmos, extrair uma característica que é comum a todos eles.
Sobre o que caracteriza os jogos, assinale a alternativa CORRETA.
A) Em sua totalidade, são atividades guiadas por regras fixas.
B) Possuem semelhanças de família.
C) Têm uma forma lógica invariável, presente em qualquer contexto.
D) São atividades que são ensinadas por meio de definições ostensivas.
A
B
C
D
E