INEP - Português - 2018 - Exame - Linguagens e Ciências Humanas - Ensino Médio - PPL
Oriundo do brega tradicional, o tecnobrega configura-se como um movimento musical paraense. A partir dele surge o brega melody; essa mistura veio apimentada com o calor da Amazônia e, sobretudo, com as batidas da música eletrônica e as inferências da rede mundial de computadores. A musicalidade tecnobrega surgiu em Belém como um meio de entretenimento e lazer dos jovens, que já não participavam das vivências coletivas experimentadas por seus pais, quando estes viviam as tradições da cultura rural, antes de migrarem para os arredores da Grande Belém. Alheios ou negando-se a participar dos roteiros e eventos culturais promovidos pela classe média, poderíamos afirmar que esses jovens vivem numa transição cultural que, de certa forma, mantém as práticas culturais de seus pais pela reapropriação de um novo significado, no ambiente urbano, que compreende as novas tecnologias, os mais modernos meios de comunicação e a mídia eletroeletrônica.
SILVA, E. L. Produção cultural, trabalho e lazer ao ritmo do tecnobrega. In: CASTRO, A. L. (Org.). Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades:olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010 (adaptado).
O tecnobrega, como expressão da linguagem corporal e cultural de um grupo social, é um importante exemplo para caracterizar a integração social dos sujeitos pela
A) criação de uma nova cultura e negação de práticas históricas e arcaicas.
B) transformação e adaptação de vivências culturais a novos contextos.
C) absorção e reprodução dos valores do passado como forma de respeito.
D) superação de experiências ultrapassadas e renovação de hábitos corporais.
A
B
C
D
E