Os documentos abaixo tratam do tema doenças/vacinação. E...

Os documentos abaixo tratam do tema doenças/vacinação. Em 2018 completamos 100 anos desde que a Gripe Espanhola atracou no Brasil e matou milhares de pessoa...

COPESE - UFJF - Conhecimentos Gerais - 2018 - Vestibular - 2º Dia - Módulo III - Econômica e Administração

Os documentos abaixo tratam do tema doenças/vacinação. Em 2018 completamos 100 anos desde que a Gripe Espanhola atracou no Brasil e matou milhares de pessoas.


As condições de vida nos campos de batalha da I Guerra Mundial criaram o cenário ideal para a proliferação de um vírus incomum e altamente letal. Apesar de, a princípio, agir no corpo humano como um vírus comum, a conhecida Gripe Espanhola potencializou sobremaneira os efeitos da gripe comum. Dado o fato de soldados do mundo todo estarem na Europa, ao voltarem para casa propagaram o vírus para o planeta. Estima-se que tenham morrido entre 30 milhões e 35 milhões de pessoas. Imagine isso depois da I Guerra Mundial – que, segundo estatísticas, matou cerca de 9 milhões de pessoas! No Brasil, estima-se que tenham morrido mais de 30 mil pessoas, dentre elas o presidente recém-eleito Rodrigues Alves, em 1919. De lá para cá se passaram cem anos. A medicina avançou muito, e a Liga das Nações investiu em pesquisa. Ficou claro que a solução para as pandemias só aconteceria com cooperação internacional e criação de vacinas com campanhas em todo o mundo.

(Texto adaptado. Disponível em: <https://bit.ly/2vDKIql>. Acesso em: 10 out. 2018.)


Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem "uma luz vermelha" no país. No Amazonas e em Roraima, com o surto de sarampo, há cerca de 500 casos confirmados e mais de 1500 em investigação. No outro extremo do país, o Rio Grande do Sul também confirmou casos da doença este ano.

(Disponível em: <https://bit.ly/2tXJeXa>. Acesso em: 10 out. 2018.)


Charge de 2015 alusiva ao movimento antivacina, que prega a não imunização de crianças.

(Disponível em: <https://bit.ly/2P1dfzc>. Acesso em: 10 out.2018.)


Sobre o tema, é possível afirmar que:

A) A Gripe Espanhola só não fez um número maior de vítimas porque a I Guerra mundial dificultou a circulação das pessoas e do vírus.

B) A Gripe Espanhola matou apenas a população mais pobre e carente, visto que envolvia a proliferação demosquito em águas paradas.

C) O movimento antivacina contemporâneo precisa chegar a todos os países para garantir que as doenças não voltem a se manifestar.

D) As epidemias passaram a ser melhor controladas graças ao esforço conjunto de se criarem campanhas de vacinação em massa.

E) No início da República, o Brasil não conhecia ainda o que eram as vacinas. Nem mesmo doenças mais graves, como a varíola, contavam com um sistema de vacinação.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.