Os filmes de super-heróis dos quadrinhos se tornaram um fenômeno do cinema nos últimos anos. Um exemplo é o Homem de Ferro, personagem fictício dos quadri...
Os filmes de super-heróis dos quadrinhos se tornaram um fenômeno do cinema nos últimos anos. Um exemplo é o Homem de Ferro, personagem fictício dos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário Tony Stark, que usa armaduras de alta tecnologia no combate ao crime.
Seu traje é feito de titânio (22Ti48), reforçado com fibra de carbono e revestimento cerâmico (usado em coletes à prova de balas e blindagem de carros). Já o capacete é hermeticamente selado, não permitindo, por isso, contaminação por fumaça ou venenos. A viseira é retrátil e um processador ligado à cabeça capta os sinais do cérebro, interpreta as ordens e as repassa para o traje. Instalado no peito do herói, um reator realiza a fusão fria do elemento paládio (46Pd106) para gerar a energia que alimenta as partes-chaves do traje. Além disso, ele também é capaz de disparar raios de energia.
(Fonte: https://www.pinterest.pt/jucianim/desenho/?lp=true Acesso em jan. 2018.)
Em relação aos elementos químicos constituintes do traje do Homem de Ferro,
A) o titânio é considerado um metal de transição da classe dos actinídeos.
B) a distribuição eletrônica dos elétrons do elemento titânio é feita fundamentalmente em três camadas eletrônicas.
C) o elemento paládio é um não metal da família 15, ou seja, da família do nitrogênio.
D) no núcleo dos átomos do elemento paládio, encontram-se 46 prótons.
E) o número atômico do elemento titânio é 48.
{TITLE}