Os séculos XIII e XIV são marcados por uma profunda crise...

Os séculos XIII e XIV são marcados por uma profunda crise que teve como “O determinante mais profundo desta crise provavelmente estará no ‘emperramento?...

CEV-URCA - História - 2021 - Prova II - História / Geografia / Português / Inglês

Os séculos XIII e XIV são marcados por uma profunda crise que teve como “O determinante mais profundo desta crise provavelmente estará no ‘emperramento’ dos mecanismos de reprodução do sistema até o ponto das suas capacitações básicas. Em particular, parece claro que o motor básico da recuperação dos solos, acabou ultrapassando os limites objetivo da estrutura social e das terras disponíveis. A população continuou a crescer e a produção caiu nas terras marginais ainda disponíveis para uma recuperação aos níveis da técnica existente, e o solo deteriorado por causa da pressa e do mau uso”. (Anderson, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. – São Paulo: Brasiliense, 2004. Pag. 191,192)
Essa crise tomou conta do Ocidente e possibilitou o declínio do sistema feudal, dessa forma quais os antecedentes desta:

A) O uso da escravidão que se tornava generalizado e a formação de uma subpopulação escrava que modificou a sociedade grego-romana.

B) O processo de industrialização que possibilitou a divisão social do trabalho e separação entre mercadoria e mercador.

C) A atuação da Igreja Católica com a difusão de uma filosofia cristã que ao mesmo tempo rejeitava a cultura clássica herança dos povos gregos.

D) A organização da comuna que era uma confederação fundada através de um juramento de lealdade recíproca entre iguais denominado de conjuratio.

E) O declínio do sistema produtivo, as rebeliões no campo, o aumento significativo no preço dos cereais, o surgimento de um novo grupo de mercadores e o esgotamento do solo.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.