SP terá 20 mil bikes, sem marchas e com GPS, para deixar o...

SP terá 20 mil bikes, sem marchas e com GPS, para deixar onde quiser Segundo empresa, bicicletas ficam travadas na rua, e liberação é via app (...) No mo...

PUC - SP - Atualidades - 2018 - Vestibular - Segundo Semestre

SP terá 20 mil bikes, sem marchas e com GPS, para deixar onde quiser Segundo empresa, bicicletas ficam travadas na rua, e liberação é via app

(...) No modelo, chamado "dockless" (sem estação), popular na China e também existente em cidades europeias, as bicicletas ficam travadas na rua, e os usuários podem liberálas por meio de um aplicativo para celular. (...) O sistema entra em vigor durante uma gestão que não deve promover avanços significativos na malha cicloviária.

Notícia retirada do site da Folha de S.Paulo que foi publicada na versão impressa no dia 2 de abril de 2018 - <httpps://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/04/sp-terra-20-mil-bikes-sem-marchas-e- com-gps-para-deixar-onde-quiser.shtml>
As palavras bicicleta, ciclovia, ciclofaixa se tornam cada vez mais comuns quando o tema é “mobilidade urbana”. Negligenciada no Brasil durante décadas, a bicicleta sempre foi vista, sobretudo, como objeto de lazer, principalmente aos olhos da classe média e alta da sociedade. Na última década, esse modal participa das alternativas propostas para tentar dar mais fluidez ao trânsito, especialmente nas grandes cidades brasileiras. A notícia acima evidencia até um certo protagonismo da bicicleta como transporte urbano rápido, eficiente e de baixíssimo impacto ambiental. Utilizando o que foi dito e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

A) As ciclofaixas e ciclovias implantadas em São Paulo foram e são objetos de discussão entre urbanistas, geógrafos, poder público e público em geral, devido a exemplos de sucesso e fracasso ocorridos. Mesmo com o tema ainda em forte debate, a notícia sinaliza para um avanço na utilização das bicicletas como meio de transporte urbano eficiente.

B) O projeto evidenciado na notícia será um fracasso evidente, sobretudo, pela grande possibilidade de furto das bicicletas e da necessidade do uso de um aplicativo via celular, pois a maioria do público alvo ainda não está habituada ao uso de smartphones.

C) O gigantismo da cidade de São Paulo inviabiliza a utilização da bicicleta como modal eficiente no transporte da população. Tentativas como a descrita na notícia já foram testadas em outras cidades com mais de 4 milhões de habitantes e sempre foram fracassadas.

D) A bicicleta é uma alternativa somente para países subdesenvolvidos, como Cuba, China e Vietnam. Nos países mais desenvolvidos, opções de transporte público coletivo e motorizado inviabilizam o uso da bicicleta como meio de deslocamento para o trabalho. Nos países desenvolvidos o uso da bicicleta tem um caráter, sobretudo, para lazer e esporte.

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