IFN-MG - Química - 2018 - Biologia e Química
TEXTO 02
Não chove em Montes Claros há 75 dias, diz Inmet; umidade relativa do ar chega a 20% no período da tarde
A área urbana de Montes Claros não tem registro de uma grande chuva há 75 dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A última chuva registrada pelo Inmet foi no dia 25 de maio, com 12 milímetros, índice considerado baixo de precipitação. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, "este cenário não foge do esperado: é normal ficar sem chover neste período, já que estamos na estação seca".
(Disponível em :< https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2018/08/08/nao-chove-em-montes-claros-ha-75-dias-diz-inmet-umidade-relativa-doar-chega-a-20-no-periodo-da-tarde.ghtml.> Acesso em: 30/09/2018.)
A umidade relativa do ar diz respeito ao quociente entre a quantidade de vapor de água realmente existente no ar e a quantidade de vapor de água necessária para saturar o mesmo volume de ar, a uma dada temperatura. Analisando o conceito de umidade relativa do ar, pode-se inferir que a reportagem informa que:
A) a pressão parcial do vapor d’água chega a 20% da pressão de vapor d’água em seu ponto de saturação no período da tarde.
B) o volume do vapor d’água chega a 20% do volume do ar saturado de água no período da tarde.
C) o volume de água, no período da tarde, chega a 20% do volume do ar.
D) a pressão parcial do vapor d’água, no período da tarde, chega a 20% da pressão atmosférica.
A
B
C
D
E