TEXTO 1 JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27. TEXTO 2 FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. Sã...
A) aborda os conflitos raciais e trabalhistas entre empregadas negras e patroas brancas americanas dos anos 60.
B) volta-se para as relações raciais conflituosas entre brancos e negros, que emergem na realidade contemporânea.
C) revela a aproximação entre as pessoas negras e brancas em busca de melhores condições de trabalho.
D) desconsidera os conflitos raciais e trabalhistas entre brancos e negros para criar a ilusão de um mundo ideal.
A) concordam quanto aos benefícios adquiridos ao longo dos anos pela comunidade negra, mas discordam quanto à situação vivida no momento presente.
B) apresentam um ponto de vista semelhante sobre a abolição da escravidão e demonstram preocupação quanto à situação atual da comunidade negra.
C) divergem no que diz respeito aos avanços reais nas lutas da comunidade negra ao longo dos tempos, embora concordem que a sua situação seja melhor na atualidade.
D) diferem-se em suas posições em relação à situação dos negros no momento atual e ao avanço representado pela abolição da escravidão.
A) a textura é um componente visual que predomina no desenho.
B) o contraste tonal é um elemento de destaque que colabora para o sentido da charge.
C) a linha é um elemento gráfico utilizado para intensificar sombras e luzes na imagem.
D) a linha reta central na diagonal não contribui para a forma em perspectiva.
A) evidencia o saudosismo em relação ao período referente à ditadura militar.
B) demonstra a igualdade socioeconômica e racial das personagens.
C) utiliza a caracterização das personagens para representar a violência.
D) critica as reivindicações do movimento dos trabalhadores taxistas.
A) o uso de traços próprios da oralidade combinados com elementos de uma linguagem padrão escrita.
B) a desobediência à norma culta como forma de transgressão a uma escrita acadêmica e técnica.
C) a utilização de um registro informal de linguagem com vistas à aproximação de uma escrita literária contemporânea.
D) a discordância da norma padrão da língua como forma de provocar no leitor uma boa impressão.
A) defender um ponto de vista sobre uma temática atual e polêmica, com vistas a convencer o público leitor acerca de seu posicionamento.
B) narrar uma história ficcional e corriqueira, procurando envolver os leitores por meio da mobilização temporal dos fatos narrados.
C) descrever fatos e situações cotidianas, objetivando sensibilizar os interlocutores acerca da realidade vivida pela autora.
D) registrar vivências e sentimentos de um “eu” em face do mundo que o rodeia, buscando relatar acontecimentos cotidianos e refletir sobre sua realidade.
{TITLE}