TEXTO 1   JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. S?...

TEXTO 1   JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  TEXTO 2   FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. Sã...

INEP - Português - 2018 - Vestibular - Primeiro Semestre

TEXTO 1  

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  


TEXTO 2  

FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2014. n.p. 

TEXTO 3  

Disponível em: <http://culturaesquizofrenica.blogspot.com/2012/02/historias-cruzadas-help.html>. Acesso em: 17 out. 2018.
Os elementos que compõem o cartaz de The Help (Texto 3), tais como as caracterizações das personagens e os lugares que elas ocupam no cenário, sugerem que o enredo do filme

A) aborda os conflitos raciais e trabalhistas entre empregadas negras e patroas brancas americanas dos anos 60.

B) volta-se para as relações raciais conflituosas entre brancos e negros, que emergem na realidade contemporânea.

C) revela a aproximação entre as pessoas negras e brancas em busca de melhores condições de trabalho.

D) desconsidera os conflitos raciais e trabalhistas entre brancos e negros para criar a ilusão de um mundo ideal.

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TEXTO 1  

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  


TEXTO 2  

FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2014. n.p. 

TEXTO 3  

Disponível em: <http://culturaesquizofrenica.blogspot.com/2012/02/historias-cruzadas-help.html>. Acesso em: 17 out. 2018.
Os Textos 1 e 2 apresentam alguns pontos em comum, entre os quais se destaca a abordagem de uma mesma temática. A respeito dessa temática, esses textos

A) concordam quanto aos benefícios adquiridos ao longo dos anos pela comunidade negra, mas discordam quanto à situação vivida no momento presente.

B) apresentam um ponto de vista semelhante sobre a abolição da escravidão e demonstram preocupação quanto à situação atual da comunidade negra.

C) divergem no que diz respeito aos avanços reais nas lutas da comunidade negra ao longo dos tempos, embora concordem que a sua situação seja melhor na atualidade.

D) diferem-se em suas posições em relação à situação dos negros no momento atual e ao avanço representado pela abolição da escravidão.

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TEXTO 1  

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  


TEXTO 2  

FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2014. n.p. 

TEXTO 3  

Disponível em: <http://culturaesquizofrenica.blogspot.com/2012/02/historias-cruzadas-help.html>. Acesso em: 17 out. 2018.
Fayga Ostrower, em seu livro “Universos da Arte”, assim define os elementos visuais: “Ao contrário de palavras, os elementos visuais não têm significados preestabelecidos, nada representam, nada descrevem, nada assinalam, não são símbolos de nada, não definem nada – nada, antes de entrarem num contexto formal. Precisamente por não determinarem nada antes, poderão determinar tanto depois” (OSTROWER, 2013, p.99). Sobre a charge de Millôr Fernandes (Texto 2) e os elementos visuais que a constituem,

A) a textura é um componente visual que predomina no desenho.

B) o contraste tonal é um elemento de destaque que colabora para o sentido da charge.

C) a linha é um elemento gráfico utilizado para intensificar sombras e luzes na imagem.

D) a linha reta central na diagonal não contribui para a forma em perspectiva.

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TEXTO 1  

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  


TEXTO 2  

FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2014. n.p. 

TEXTO 3  

Disponível em: <http://culturaesquizofrenica.blogspot.com/2012/02/historias-cruzadas-help.html>. Acesso em: 17 out. 2018.
A imagem pode ser um meio para a representação de ideias, desejos, conhecimentos, protestos e da expressão poética. O sentido, em si, não está necessariamente na imagem, mas nas relações que se criam através dela. Nessa perspectiva, a charge de Millôr Fernandes (Texto 2)

A) evidencia o saudosismo em relação ao período referente à ditadura militar.

B) demonstra a igualdade socioeconômica e racial das personagens.

C) utiliza a caracterização das personagens para representar a violência.

D) critica as reivindicações do movimento dos trabalhadores taxistas.

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JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  


TEXTO 2  

FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2014. n.p. 

TEXTO 3  

Disponível em: <http://culturaesquizofrenica.blogspot.com/2012/02/historias-cruzadas-help.html>. Acesso em: 17 out. 2018.
Uma das particularidades de maior evidência na prosa de Carolina Maria de Jesus (Texto 1) é o seu estilo de escrita, no qual se destaca

A) o uso de traços próprios da oralidade combinados com elementos de uma linguagem padrão escrita.

B) a desobediência à norma culta como forma de transgressão a uma escrita acadêmica e técnica.

C) a utilização de um registro informal de linguagem com vistas à aproximação de uma escrita literária contemporânea.

D) a discordância da norma padrão da língua como forma de provocar no leitor uma boa impressão.

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TEXTO 1  

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p. 27.  


TEXTO 2  

FERNANDES, Millôr. 100 + 100: desenhos e frases. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2014. n.p. 

TEXTO 3  

Disponível em: <http://culturaesquizofrenica.blogspot.com/2012/02/historias-cruzadas-help.html>. Acesso em: 17 out. 2018.
Escrito no formato de uma página de diário, o texto de Carolina Maria de Jesus (Texto 1), no que diz respeito às suas características, tem como finalidade principal

A) defender um ponto de vista sobre uma temática atual e polêmica, com vistas a convencer o público leitor acerca de seu posicionamento.

B) narrar uma história ficcional e corriqueira, procurando envolver os leitores por meio da mobilização temporal dos fatos narrados.

C) descrever fatos e situações cotidianas, objetivando sensibilizar os interlocutores acerca da realidade vivida pela autora.

D) registrar vivências e sentimentos de um “eu” em face do mundo que o rodeia, buscando relatar acontecimentos cotidianos e refletir sobre sua realidade.

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