TEXTO 7ENTENDA O VAZAMENTO DE PETRÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE SÃO PAULO - Um vazamento de petróleo cru se espalha pelos nove Estados do Nordeste. O poluent...
TEXTO 7
ENTENDA O VAZAMENTO DE PETRÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE
SÃO PAULO - Um vazamento de petróleo cru se espalha pelos nove Estados do Nordeste. O poluente foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira. O governo federal afirma que análises já apontaram ser petróleo cru, de origem desconhecida e de tipo não produzido no Brasil. As manchas já foram encontradas em todos os Estados nordestinos: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O poluente foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira.
A análise feita pela Marinha e pela Petrobrás "apontou que a substância é petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo". Conforme o órgão, a substância é o hidrocarboneto, conhecido como piche, e é a mesma em todos os pontos analisados.
CORDEIRO, Felipe. Entenda o vazamento de petróleo nas praias do Nordeste. O Estado de S. Paulo.
Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,entenda-o-vazamento-de-petroleo-empraias-do-nordeste,70003026922>. Acesso em: 27 out. 2019 (adaptado).
A) contém o benzeno, hidrocarboneto que é tóxico, altamente irritante e que possui cheiro forte característico.
B) é um material pouco viscoso, mais denso que a água, formado pela mistura de esteres.
C) é miscível com a água, o que dificulta sua separação em caso de acidentes ambientais no oceano.
D) é um combustível renovável não gerador de efeito estufa e que não tem sua origem de matéria prima fóssil.
E) contém o etanol, composto orgânico, inflamável e utilizado como combustível.
{TITLE}