Texto I Conferência que consagrou a importância da temática ambiental para a política internacional, o que foi acompanhado por um grande número de chefes...
Texto I
Conferência que consagrou a importância da temática ambiental para a política internacional, o que foi acompanhado por um grande número de chefes de Estado e de governo presentes na circunstância. Também firmou o conceito de "desenvolvimento sustentável", descrito no relatório "Nosso futuro comum", de 1987, como "Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades".
Texto II
Primeira grande conferência governamental sobre meio ambiente, foi influenciada pelo pensamento neomalthusiano e marcada pelo embate entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Países centrais defendiam as teses do "zerismo" ou crescimento zero como forma de preservar o meio ambiente da degradação do desenvolvimento econômico. Já os países periféricos defendiam o direito ao desenvolvimento e ao crescimento econômico para diminuir as disparidades entre Norte e Sul. Desse embate surgiu a ideia de conservacionismo, no qual o modelo de desenvolvimento a ser empregado pelos países deve ser utilizado de forma a alcançar crescimento econômico, mas sem atingir níveis de degradação ambiental insustentáveis.
Os textos acima referem-se às grandes conferências internacionais sobre o meio ambiente, denominadas, respectivamente, como:
A) Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (Estocolmo/1972) e Conferência de Nairobi (1982).
B) Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio/1992) e Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Johanesburgo/2002).
C) Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio/2012) e Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (Estocolmo/1972).
D) Conferência de Nairóbi (1982) e Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio/1992).
E) Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio/1992) e Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (Estocolmo/1972).
{TITLE}