Theodor Adorno e Max Horkheimer, filósofos e sociólogos da chamada “Escola de Frankfurt”, teorizaram a questão da indústria cultural, concepção que s...
A) a música era uma produção técnica de alto valor cultural, tal como as obras de Mozart e Beethoven, mas a indústria cultural retirou seus méritos ao reproduzi-las por meios tecnológicos.
B) a música popular era um contraponto à indústria cultural, pois trazia novos valores e concepções que a forçaram a criar aquilo que posteriormente foi chamado de “masscult”, a cultura de massas.
C) a música evoluía de acordo com o desenvolvimento tecnológico e por isso a produção e popularização do jazz e, mais ainda, do rock, tal como a música dos Beatles, eram um avanço cultural inestimável.
D) a produção musical, tal como se vê na indústria cultural, é empobrecida, simplificada, padronizada, de acordo com os interesses mercantis, gerando sua mercantilização e tornando-a forma de dominação.
E) a música clássica era uma música de elite e um dos poucos méritos da indústria cultural foi ter popularizado esse tipo de música ao criar o chamado “midcult”, adaptações populares do classicismo.
{TITLE}