PUC - SP - Biologia - 2018 - Vestibular - Segundo Semestre
Um dos processos mais simples de tratamento de esgoto é realizado nas chamadas lagoas de estabilização. Nelas, os efluentes entram por uma extremidade, passam vários dias em seu interior, e saem por outra extremidade. Durante esse período, a matéria orgânica do esgoto sofre degradação por parte de bactérias aeróbicas. Entretanto, para que o oxigênio da água não se acabe devido ao intenso consumo bacteriano, faz-se necessária a presença de algas no local. Por esse motivo, a lagoa deve estar situada em local sem sombreamento, totalmente exposta à luz do sol. A dinâmica desse processo está representada na figura a seguir.
Adaptado a partir de <https://i0.wp.com/www.thewatertreatments.com/ wp-content/uploads/2009/11/algae-bacteria-simbiosis.gif?w=421> Imagens: Freepik.com
A respeito do processo ocorrido nas lagoas de estabilização, é CORRETO afirmar que
A) a relação existente entre bactérias e algas é uma modalidade de cadeia alimentar com produtores e consumidores primários.
B) a depuração da água resulta, basicamente, de um sistema em que há interdependência entre respiração aeróbica e fotossíntese.
C) o calor do sol é essencial como estímulo para a absorção, por parte das algas, das moléculas de CO2 e NH3 presentes na água.
D) na ausência de luz solar, o sentido das setas, no esquema, é invertido, o que explica a ineficiência do processo de depuração da água nessa circunstância.
A
B
C
D
E