UNIMONTES - Geografia - 2019 - Vestibular - PAES - Segunda Etapa
Um levantamento realizado pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica mostra que, em pelo menos 7 estados brasileiros, a situação de 40% dos corpos hídricos é ruim ou péssima. Foram avaliados 96 córregos, rios e lagos. A pesquisa foi divulgada em março de 2014. Dos 11% que foram considerados bons, todos estão localizados em áreas de proteção ambiental e mata ciliar preservada. No restante das águas, a situação é considerada regular. Os estados englobados pelos pesquisadores foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 17 das 27 unidades federativas enviam dados de monitoramento. Entre os dados com os quais se pode construir um histórico, a melhora da qualidade foi de apenas 8% e de piora, 5%. Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2019. Adaptado.
Considerando os seus conhecimentos e a abordagem do texto, é CORRETO inferir:
A) Os corpos hídricos em boas condições estão localizados em áreas urbanas ou próximas às grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.
B) Os estados que têm contribuído para a coleta de dados, a fim de ajudar no monitoramento da qualidade dos corpos hídricos no Brasil, compreendem menos de 50%.
C) Os dados apresentados no texto revelam a falta de comprometimento e a participação de alguns estados na preservação da qualidade dos corpos hídricos no Brasil.
D) Os dados de monitoramento que os estados enviaram mostraram que a melhora na qualidade dos corpos hídricos foi significativa, ultrapassando os indicadores de 60%.
A
B
C
D
E