Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, d...
Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:
Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, pode-se afirmar, EXCETO
A) Enquanto a celebração da missa e a cruz elevada concentram os olhares na obra de Meirelles, Salgado apresenta o olhar dos Awá-Guajá nos questionando, espectadores externos à cena.
B) Enquanto em Salgado há componentes de crítica social, em Meirelles há adesão aos interesses do colonizador.
C) A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena.
D) Enquanto Salgado descentraliza o olhar mostrando integração entre o homem e o espaço natural, a tela de Meirelles é repartida entre o espaço selvagem e o civilizado.
{TITLE}