CEPERJ - Física - 2020 - Vestibular - Inglês
Vive-se em uma época na qual há ampla divulgação de notícias falsas, as chamadas "fake news”. Com o avanço no desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e com a ampliação do acesso à internet, uma informação falsa pode ganhar amplitudes nunca antes pensadas. Atualmente, enfrenta-se uma pandemia (COVID-19) que impôs uma série de restrições, e fez com que novas relações sociais, como o afastamento e o isolamento social, fossem desenvolvidas.
Shoppings, supermercados e farmácias, têm exigido o uso de máscaras, álcool em gel, e aferição de temperatura de seus clientes e funcionários. Pelo grande fluxo de pessoas, a aferição da temperatura é viável e eficiente com o uso de termômetros infravermelhos. A utilização desses termômetros tem sido alvo de "fake news”, o que tem feito com que muitas pessoas não permitam que o referido aparelho de medida seja direcionado à sua testa. Segundo essas informações:
"um termômetro infravermelho nunca deve ser apontado para a testa de alguém, especialmente de bebês e crianças pequenas, pois isso pode causar danos à glândula pineal, localizada no cérebro e responsável pela produção de hormônios".
De acordo com o conhecimento de Física sobre as radiações, essa afirmação
não faz sentido, pois:
A) o comprimento de onda de uma radiação infravermelha é muito pequeno
B) por se tratar de uma radiação ionizante, o infravermelho não é nocivo à saúde
C) a alta frequência desse tipo de radiação faz com que essas ondas eletromagnéticas atravessem o corpo sem causar danos à saúde
D) o que esse termômetro faz é captar a radiação infravermelha emitida pelo corpo e dar a informação sobre a temperatura corporal
A
B
C
D
E