Questões de Artes Cênicas para Vestibular

cód. #1917

UNICENTRO - Artes Cênicas - 2019 - Vestibular -Arte

A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a

A) UFRJ.

B) UFBA.

C) PUC.

D) UFRGS.

E) Unicamp.

A B C D E

cód. #1918

UNICENTRO - Artes Cênicas - 2019 - Vestibular -Arte

A ideia de papel, quer no teatro, quer nos contextos de interação social, implicita a ideia de função, que é simplesmente

A) fazer o papel de, fazer as funções de, funcionar como.

B) uma regra que não relaciona cada elemento de um conjunto.

C) ação visível e indivisível.

D) também conhecido como variável independente.

E) é uma ação política – logo isso significa dizer que toda reação em teatro implica uma ação política.

A B C D E

cód. #1919

UNICENTRO - Artes Cênicas - 2019 - Vestibular -Arte

A tipificação das formas de ação requer haver nestas um sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas, que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma, define-se personagem enquanto um papel

A) em que se exercem vários papéis, coexistindo dentro de si vários personagens.

B) que é qualquer ser militante de uma história ou obra.

C) que é objeto de atenção por suas qualidades, excluído da posição social ou por circunstâncias.

D) desde que não tenha características humanas, ou seja, personificados.

E) representado por ator ou atriz a partir de figura humana fictícia criada por um produtor.

A B C D E

cód. #1920

UNICENTRO - Artes Cênicas - 2019 - Vestibular -Arte

Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação, cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo "persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará, em português, a palavra pessoa é

A) personagem.

B) máscara.

C) ator.

D) diretor.

E) público.

A B C D E

cód. #2214

UNICENTRO - Artes Cênicas - 2019 - Vestibular - PAC - 3ª Etapa

Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de

A) executar, interpretar, avaliar e intervir.

B) analisar, interpretar, avaliar e intervir.

C) entender, interpretar, intervir e analisar.

D) avaliar, compreender, interpretar e executar.

A B C D E

cód. #6584

UNICENTRO - Artes Cênicas - 2018 - Vestibular - PAC - 3ª Etapa

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando por rituais primitivos de concepções religiosas, que eram simbolizadas, através do espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem, exigindo a sua presença de forma completa — corpo, fala e gesto —, numa manifestação da necessidade de expressão e comunicação.
Com base nesses dados e nos conhecimentos sobre a arte teatral, pode-se afirmar:

A) O teatro se fundamenta na experiência de vida: ideias, conhecimentos e sentimentos.

B) Os elementos da expressão dramática são o espaço cênico, o personagem e a improvisação.

C) A sobrevivência do teatro baseia-se na produção de textos dramáticos.

D) A ação dinâmica entre o corpo em movimento cênico e o espaço em que esse corpo se desloca chama-se equilíbrio.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.