A) Destaca-se, na representação da cena, a ausência de mulheres; tal construção sinaliza a condição de submissão feminina nas sociedades islâmicas e contrasta com a ideia de mulheres ativistas no final do século XIX que lutavam pelo voto no Ocidente.
B) A obra retrata o cotidiano de uma sociedade de costumes tradicionais e remete à ideia de um modelo de vida simples e sem tensões sociais evidentes, demarcando ritmos históricos distintos entre o Oriente e o Ocidente.
C) O realismo da pintura tem uma forte influência da fotografia, com suas técnicas e inovações sobre luzes e sombras, e valoriza os costumes das sociedades islâmicas e seus estilos de vida, num tipo de pintura conhecida como costumbrismo.
D)
A cena do garoto e do senhor pedindo esmolas é um traço da cultura religiosa islâmica e, para os pintores europeus da época, a religião era uma das principais diferenças entre eles e os povos do Oriente Médio e do Norte da África.
A) A naturalização das representações sobre o papel de homens e mulheres, da Grécia aos dias de hoje, deve ser questionada para que se produza uma nova visão sobre os papéis sociais atribuídos a eles e elas.
B) A história de Ariadne, enganada por Teseu, demonstra como a narrativa mítica é enganosa, pois a engenhosidade de Ariadne deveria fazer com que ela desconfiasse de Teseu.
C) Nas narrativas amorosas, nas grandes fábulas e mitos, valoriza-se a mulher apenas como dotada de poder de sedução e sutileza, mas sem inteligência e capacidade para governar ou ser heroína.
D) Teseu, como símbolo masculino, é descrito de forma caricata e vítima dos papéis de gênero a ele atribuídos, como o desejo de poder.
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