A) O progresso histórico demonstra que as estátuas do passado perdem os seus significados no presente, justificando sua derrubada dos espaços públicos.
B) As estátuas e os monumentos medeiam formas de lembrar o passado e de compreender o presente, e seus significados são sempre suscetíveis a disputas políticas e sociais.
C) As estátuas e os monumentos testemunham modos de viver e conceber o mundo no passado, portanto são alheios à ideologia e às disputas políticas.
D) As estátuas e os monumentos do passado são veículos neutros em termos ideológicos e políticos, por isso devem ser preservados e protegidos de vandalismo.
A) um panorama positivo, revelado pela linha de inflação de serviços decrescente, que propicia pedidos de ajuda financeira internacional e alimenta a criação de novas empresas.
B) que o desemprego tende a ser maior conforme avançam os anos de maior inflação de serviços, como revela o sentido decrescente da linha pontilhada.
C) uma redução da inflação de serviços, condição própria dos países em desenvolvimento e capaz de estimular novas contratações.
D) que uma taxa de desemprego maior, ao gerar menos renda e menor demanda por serviços, tende a reduzir a inflação de serviços.
E) um cenário de recessão, demonstrado pela tendência ao total desemprego, característica de economias frágeis e voláteis que interrompem a prestação de serviços.
Leia os fragmentos de texto abaixo e responda o item correto:
“O EFEITO BUMERANGUE”
Texto I
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
Fonte:https://nacoesunidas.org/surto-de-coronavirus-e-reflexo-da-degradacao-ambiental-afirma-pnuma/
Texto II
“Após medidas de isolamento tomadas como forma de dificultar a propagação da COVID-19, animais têm sido vistos em locais nos quais antes era comum o tráfego de pessoas. A quarentena colocou em casa pelo menos 2,8 bilhões de pessoas em todo o planeta e, enquanto não ocorrem medidas de flexibilização, os animais têm cuidado de ruas, canais e lagoas”.
Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/04/27/interna_internacional,1142282/video-natureza-retoma- espaco-durante-a-pandemia-de-covid-19.shtml
A) O efeito bumerangue que é apresentado nos dois textos representa a divergência entre zoonoses e destruição dos ecossistemas.
B) Os efeitos da devastação ambiental não geram impactos à sociedade.
C) O isolamento social durante a pandemia tem mostrado que a presença humana amplia a capacidade de regeneração dos ecossistemas em lugares turísticos.
D) O efeito bumerangue expresso nos dois textos representa a impossibilidade de resiliência dos ecossistemas.
E) A relação paradoxal sociedade-natureza expressa a partir da destruição dos habitats selvagens pelas atividades humanas.
Leia os textos a seguir:
Texto I
Você sabia que uma simples lavagem de mãos pode ser alternativa eficaz na prevenção de infecções graves? De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ato de lavar as mãos corretamente impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, entre eles, o coronavírus (Covid-19).
A lavagem das mãos deve acontecer de acordo com as superfícies com que a pessoa entra em contato, ser feita com água e sabão e durar pelo menos 1 minuto”, orienta Pedro Pinheiro Bessa, médico do Hospital São José de Doenças Infecciosas. Para o álcool 70% em gel ou solução, a orientação é friccionar as mãos pelo menos por 20 segundos.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Disponível em: < https://www.saude.ce.gov.br/2020/03/03/saude-orienta-sobre-importancia-da-higienizacao-das-maos/ >. Acesso em: 9 abr. 2020
Texto II
CORONAVÍRUS E DESAFIOS À PREVENÇÃO: BRASIL TEM 31,3 MILHÕES SEM ÁGUA ENCANADA E 11,6 MILHÕES EM CASAS 'SUPERLOTADAS'
[...] no Brasil, a pobreza extrema, a falta de saneamento básico e a precariedade das moradias são desafios para conter a expansão do vírus.
Há dois pontos fundamentais que indicam as dificuldades do país no enfrentamento à pandemia do coronavírus: 31,1 milhões de brasileiros (16% da população) não têm acesso a água fornecida por meio da rede geral de abastecimento; 74,2 milhões (37% da população) vivem em áreas sem coleta de esgoto e outros 5,8 milhões não têm banheiro em casa; 11,6 milhões de brasileiros (5,6% da população) vivem em imóveis com mais de 3 moradores por dormitório, o que é considerado adensamento excessivo.
Fonte: G1. Disponível em: < https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/28/corona virus-e-desafios-a-prevencao-brasil-tem-313-milhoes-sem-agua-encanada-e-116-milhoes-em-casas-superlotadas.ghtml>. Acesso em 9 abr. 2020
A) As precárias condições das moradias no Brasil não têm relação direta com a contaminação do Covid-19.
B) A universalização do saneamento básico no Brasil é uma realidade em todas as macrorregiões, isso o que torna o primeiro país no mundo a ter 100% da população atendida.
C) Além da proliferação de doenças, a ausência de saneamento básico pode ocasionar maiores riscos de poluição de rios, lagos e mananciais, e águas subterrâneas.
D) A falta de saneamento básico no Brasil não pode ser considerado um desafio para o enfrentamento da pandemia Covid-19.
E) A acelerado processo de urbanização no Brasil resultou em cidades planejada, o que é justificado pela a existência de uma pequena porcentagem da população que não apresenta coleta de esgoto.
Analise o mapa.
Casos confirmados de covid-19 por município no estado
de São Paulo no dia 7 de abril de 2020
De acordo com as informações do mapa, a dispersão da covid-19 no estado de São Paulo acompanhou
A) o padrão pedológico regional.
B) os grandes eixos rodoviários.
C) as isolinhas de fatores climáticos.
D) as zonas econômicas especiais.
E) os centros urbanos metropolitanos.
A) pela relação independente e harmônica entre o executivo, legislativo e judiciário.
B) pela obtenção de maioria no poder legislativo por meio de alianças entre as diversas bancadas partidárias.
C) pelo pragmatismo na negociação dos diferentes temas no Congresso e na aplicação das verbas públicas pelo executivo.
D) pela unanimidade na escolha dos temas prioritários pelo executivo, para o desenvolvimento do país e bem-estar da população.
E) pela consulta popular acerca dos temas de relevância nacional, por meio do plebiscito.
A) Esses algoritmos expressam vieses políticos e alimentam a indústria de fake news, a partir da padronização definida pelas grandes corporações de tecnologia, e favorecem a construção de “bolhas” no mundo real.
B) Ao automatizar a escolha das pessoas, os sistemas de aprendizagem de máquina perpetuam preconceitos, de forma intencional ou não, pois o sistema de dados é alimentado pelos próprios seres humanos.
C) Os algoritmos são concebidos por princípios e lógicas técnicas neutras, mas a manipulação e o uso distorcido de suas informações é de responsabilidade exclusiva dos usuários.
D) A concepção dos algoritmos e seus usos restringem a autonomia e anulam capacidade de escolha das pessoas, induzindo-as à aceitação de informações e produtos.
A) As capacidades financeiras não estiveram concentradas na União, mas sim nos municípios, que possuem a menor parte das atribuições.
B) A atuação foi coordenada entre os entes federativos, com destaque para a premência de ações nas escalas locais em um território profundamente desigual.
C) A Constituição Federal de 1988 manteve a tradição de desconcentrar a capacidade de legislar na escala federal, o que aumentou a autonomia dos governos de estados e municípios para se lançarem em iniciativas próprias.
D) A concorrência de atribuições, pouca clareza na letra da lei e propensa a barganhas federativas, foi frequentemente caracterizada por sobreposições , incoerências e lacunas significativas na oferta de bens e serviços públicos os mais essenciais.
Estamos vivenciando a consolidação de uma nova estrutura econômico-social, profundamente ligada à tecnologia: a sociedade da informação - também denominada “sociedade do conhecimento” por Bernardo Sorj (2003) e “Era da pós-informação” por Nicholas Negroponte (1995).
(Adaptado. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/ enoticias/exclusao-digital-e-o-maior-obstaculo/. Acesso em 12/05/2020)
O principal fator que pode contribuir para o domínio da tecnologia, com a maior capacidade de tirar o máximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de comunicação e informação, é:
A) a redução da desigualdade social
B) a disponibilidade de equipamentos e serviços de conexão
C) a existência de infraestruturas físicas de transmissão de dados
D) o treinamento no uso do computador, da internet e de aplicativos
A) Lugar de guerras de resistência.
B) Espaço de vitalidade arquitetônica.
C) Exemplar de organização econômica.
D) Modelo positivo do projeto colonialista.
E) Sítio sensível referente a episódio traumático.
{TITLE}