A) rápido ou lento dos sons, guardando sempre a precisão dos tempos do compasso.
B) dos sons graves e agudos.
C) rápido das figuras dentro do compasso.
D) lento das notas dentro do compasso.
E) de tensão das notas dentro do compasso.
Analise as descrições das escalas da FIGURA 3.
FIGURA 3
I. 1 - Ré maior; 2 - Fá menor melódica; 3 - Mi bemol menor harmônica.
II. 1 - Homônimo de Ré menor; 2 - relativa de Lá Bemol maior; 3 - relativa de Sol maior.
III.1 - Mi sustenido; 2 - Lá menor harmônica; 3 - Si bemol maior.
IV.1 - Ascendente em uma oitava; 2 - na ascendente, altera o sexto e o sétimo graus e, na descendente, obedece a armadura; 3 - ascende e descende com a forma inalterada.
V. 1 - Ré sustenido maior; 2 - Fá menor harmônica; 3 - Mi bemol maior.
Estão CORRETAS as descrições contidas, apenas, em
A) I, II e IV.
B) II, III e V.
C) I, II e V.
D) III, IV e V.
E) I, III e IV.
A) Mordente, trinado, grupeto inferior, mordente, trinado, apojiatura, arpejo e grupeto superior.
B) Mordente, grupeto superior, trinado, glissando, mordente, apogiatura, grupeto superior e arpejo.
C) Mordente superior, grupeto inferior, glissando, trinado, mordente inferior, apogiatura, grupeto superior e arpejo.
D) Mordente inferior, grupeto superior, trinado, floreio, apogiatura, grupeto inferior, trinado e arpejo.
E) Mordente superior, grupeto superior, glissando, trinado, grupeto, mordente superior, arpejo e portamento.
Analise o que se afirma sobre a unidade de tempo e a unidade de compasso.
I. A unidade de tempo é a figura que vale um tempo e a unidade de compasso preenche todo o compasso.
II. A unidade de compasso preenche um tempo e a unidade de tempo preenche o compasso.
III.A semínima é a unidade de tempo dos compassos quaternário simples, ternário simples e binário simples.
IV.A unidade de compasso do 6/4 (seis por quatro) é a semibreve pontuada.
V. A unidade de tempo dos compassos binário composto, ternário composto e quaternário composto é a semicolcheia.
Estão CORRETAS, apenas, as assertivas
A) II, IV e V.
B) I, II e V.
C) I, II, III.
D) III, IV e V.
E) I, III e IV.
A) Mi menor, em estado fundamental; Sol maior, na segunda inversão; Lá menor, na segunda inversão; Fá maior, na primeira inversão.
B) Dó maior, na primeira inversão; Sol maior, na segunda inversão; Lá menor, na segunda inversão; Fá maior, em estado fundamental.
C) Dó maior, na primeira inversão; Ré menor, em estado fundamental; Lá menor, na segunda inversão; Fá maior, em estado fundamental.
D) Dó menor, na primeira inversão; Ré maior, em estado fundamental; Lá maior, na segunda inversão; Fá menor, na primeira inversão.
E) Mi maior, em estado fundamental; Sol maior, na primeira inversão; Lá menor, em estado fundamental; Fá maior na segunda inversão.
É CORRETO afirmar que, no pentagrama da FIGURA 9, está escrito
FIGURA 9
A) Fá sustenido, Fá sustenido, Mi Bemol, Enarmônico de dó sustenido e Sol bemol.
B) Fá sustenido, Lá sustenido, Mi bemol, Si sustenido e Ré bemol.
C) Fá sustenido, Enarmônico de Sol bemol, Dó bemol, Si bemol e Lá bemol.
D) Fá sustenido, Enarmônico de sol bemol, Ré bemol, Enarmônico de Dó natural e Enarmônico de Dó sustenido.
E) Fá sustenido, Fá sustenido, Si bemol, Si sustenido e Dó sustenido.
Na pauta da FIGURA 8, são escritos sons
FIGURA 8
A) acordes.
B) alterados.
C) alternados.
D) distantes.
E) em uníssono.
A) Lá 2.
B) Lá 3.
C) Fá 1.
D) Fá 3.
E) Dó 3.
A) Ré maior.
B) Ré menor.
C) Ré bemol maior
D) Ré sustenido maior.
E) Ré bemol menor.
A) I, III e V.
B) II, IV e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) I, II e III.
{TITLE}